238. Bacalhau, ou bom ou nada


 Bacalhau.

Bacalhau é o peixe que os portugueses melhor conhecem e que os estrangeiros melhor apreciam do que é nosso, como tal em qualquer que seja o caso e nivel do restaurante a qualidade deve ser irrepreensível. 

Nos últimos tempos a escassez de matéria prima e a inflação têm levado o preço do bacalhau para valores elevados e na restauração muitos têm optado por baixar a qualidade da matéria-prima que apresentam na mesa, mas sinceramente e no caso do bacalhau é um grande erro, porque o consumidor sai defraldado. Nos últimos meses e porque opto várias vezes por escolher pratos de bacalhau acabei por sentir uma profunda desilusão em diversas ocasiões porque a matéria prima era de má qualidade. No caso do bacalhau, na minha opinião, ou bom ou nada, produto de qualidade duvidosa, destrói a reputação do restaurante, afasta clientes, e não é de todo solução para combater o preço mais elevado duma matéria-prima de qualidade.


Compre bom, compre e sirva qualidade e se necessário cobre um pouco mais, o preço justo, pois entre pagar um pouco mais e servir matéria prima de qualidade  ou sacrificar a qualidade e servir mais barato,  eu acho que no fim sobreviverá a qualidade.

É sempre necessário um pouco de criatividade para por vezes contornar situações mais dificeis, apresentação do prato mais arrojada para o valorizar, mais acompanhamentos para possibilitar a diminuição da quantidade da iguaria principal, criar receitas novas, etc..


Qualidade, criatividade, dedicação...Qualidade, criatividade, dedicação...

Bacalhau...ou bom ou nada...


Impossível esquecer isto na restauração.


Mais dicas de gastronomia em: tribopedroalbuquerque.blogspot.com

Comentários