As ameijoas são um clássico da nossa gastronomia.
Apreciadas tanto como petisco como inseridas em imensas receitas; existem em diversas variedades umas mais saborosas e valiosas que outras.
Um dos fatores que influencia o valor da ameijoa é a quantidade de casca, a branca vietnamita chamada também de pinta preta é a que tem a casca mais grossa, tornando-a mais pesada e menos valiosa. A castanha não será muito diferente no entanto o molusco interior já é um pouco maior. A branca nacional e a marmoreada já têm outra morfologia, casca mais fina e molusco maior, para mim a opção mais acertada na relação preço/qualidade.
Depois há a ameijoa macho ou também chamada de ameijoa boa, é sem dúvida nenhuma a melhor em qualidade, é normalmente fresca/viva, mas atinge valores exorbitantes e não é acessível a todas as bolsas.
Como petisco a versão á bulhão pato é a mais famosa, mas pode ser de cebolada, salteada, a solo ou em conjunto com outros bivalves.
Em receitas destacamos logo carne de porco á alentejana, arroz de ameijoas, massadas de ameijoas, em arroz de marisco, ensopado de ameijoas, pataniscas de ameijoas, omeletes de ameijoas, bolinhos de ameijoa, etc, relembrando que em algumas receitas se utiliza o miolo da ameijoa, mas não esquecendo a importância da água das mesmas para dar sabor ás receitas.
As ameijoas casam bem com qualquer cardápio, ervas aromáticas são inseparáveis deste bivalve, há sempre um prato em que são úteis, há apenas a decidir a escolha certa para a realidade certa.
Comentários
Enviar um comentário