Comidas típicas da Galiza.
A gastronomia da Galiza é uma das mais ricas de Espanha, como a minha vida profissional está ligada á área alimentar, estou sempre com o foco nos produtos e pratos tipicos de cada região, desta vez não foi diferente.
Pimentos Padrón como diz o próprio nome são característicos de Padrón uma cidade do Noroeste espanhol (Galiza), são uns pimentos pequenos assados e temperados apenas com sal grosso. São muito usados como tapa ou como primeiro prato nos menus do dia.
Pulpo á feira é talvez o prato mais típico da galiza, vulgarmente em Portugal chamamos-lhe polvo á galega e é polvo cozido servido em prato de madeira em cima duma cama de batatas cozidas e temperado com azeite e especiarias (colorau, piri piri e pimenta). É chamado pulpo á feira porque na sua origem era o prato mais servido nas feiras. É muito usado como tapa ou prato principal.
Mexilhões ao vapor, é tambem uma receita características da galiza, não fosse esta região uma grande produtora de mexilhão que é até DOP, (Denominação de origem protegida) que é um selo de qualidade e de prestígio. Os mexilhões ao vapor é uma receita simples de abrir apenas os mexilhões no vapor, servir de imediato e temperar apenas co
m sumo de limão...segundo os galegos, nunca se complica o que é simples.
Guizado galego é um prato típico de inverno e é carne de porco cortada em tirinhas, orelha de porco, chouriço, grão de bico, couves e nabo, tudo cozido com sal e depois de empratado polvilhado com paprica. Nos dias frios de inverno é muito consumidos pelos galegos.
Caldo galego é também um dos pratos mais característicos de inverno dos galegos, não é nada mais nem nada menos que uma sopa com carne de porco, batatas, chouriço, nabo e feijão branco. No inverno é uma das principais sugestões de primeiro prato dos menus do dia dos restaurantes na galiza.
Empanada Galega. A empanada galega consiste numa massa semelhante ao pão com um recheio que pode variar, embora geralmente seja atum com pimentos e cebola. A massa é feita com farinha, banha, fermento, ovos, vinho branco, azeite, água e sal.
Quanto ao recheio, os mais populares, para além do já referido atum e pimentos, são as empanadas de vieira, bacalhau com passas ou polvo.
Vitela "loira" galega, ou mais famosamente conhecida como " Rubia galega". Quando falamos de vitela galega referimo-nos exclusivamente à carne de vitelos nascidos, criados e abatidos na Galiza. Esses bezerros são provenientes de raças nativas, e passam por um controle muito rigoroso. Uma das formas mais tradicionais é grelhada com osso, mal passada e com sal grosso por cima.
A galiza é abundante em frutos do mar, mexilhões, ameijoas, percebes, navalhas caranguejo, vieiras, zamburinas, etc, o que faz com que exista uma variedade de oferta de pratos e tapas que incluem estes frutos do mar. Abertos ao vapor (bivalves), cozidos apenas com água do mar, ou salteados na chapa como é o caso das vieiras, zamburinas ou navalhas.
Em termos de doçaria vou destacar a mais conhecida que é a tarte Santiago, como o próprio nome diz é oriunda de Santiago de Compostela é um doce conventual com ovos e recheio de amêndoa, limão e canela. Associada a sua invenção a uma visita de D. Pedro em 1577 e foi na altura chamada de tarte real. A origem da Cruz de Santiago no topo da tarte data de 1924 quando uma pastelaria de Santiago ( Casa Mora) começou a decora -la assim, com essa silhueta característica, espalhando-se o êxito por toda a Galicia e Espanha.
A 3 de Marco de 2006 a Tarte de Santiago entrou no registo de Indicacao Geografica protegida.
Vinhos há a destacar os brancos da casta alvarinho, os mais característicos da região.
Se visitar a galiza deixe-se levar pela fantástica gastronomia e delicie-se.
Comentários
Enviar um comentário