Oktapodi KrasatoO polvo com vinho tinto é vulgarmente utilizado em algumas ilhas do arquipélago dos Açores, em especial (Pico e S. Miguel), mas também na Grécia " Oktapodi krasato" nome desta receita que é como se diz polvo em vinho tinto.
RECEITA DE POLVO GUISADO COM VINHO TINTO
INGREDIENTES
Ingredientes para quatro pessoas:
1 polvo médio (1,2kg a 2kg ou 2 a 3 kg)
6 tomates pequenos
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
½ copo de vinho tinto
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
Azeite virgem extra
2 colheres de vinagre de vinho tinto
Ervas aromáticas (salsa, alecrim, orégãos …)
Sal
ELABORAÇÃO
A primeira coisa a fazer é escaldar os tomates e fazendo um X no fundo e com arrefecimento rápido (água com gelo) retiramos-lhes a pele. Se optarmos pelo polvo El Rey del Pulpo, (na minha opinião o melhor de todos em qualidade pela sua textura e sabor, proveniente da costa algarvia ou norte de marrocos), devemos utilizar o N° 2 ou o N° 1. Numa caçarola com um fio de azeite virgem extra salteie as cebolas bem picadas e os alhos fatiados em lume brando durante alguns minutos. Incorporamos os tentáculos de polvo, o vinho e o vinagre e deixamos cozer alguns minutos em lume forte.A seguir, adicionamos os tomates, o açúcar, ½ colher de sal, a folha de louro, um pouco de orégãos ou alecrim e deixamos refogar mais uns minutos.Depois, tapamos a caçarola e deixamos cozer em lume brando até que o molho comece a espessar, cerca de 40 minutos.Enfeitamos o nosso polvo guisado com salsa fresca picada polvilhada por cima e servimos.
Um ótimo acompanhamento pode ser batata doce cozida ou polenta ( receita da polenta vou publicar no proximo post).
Eu referenciei o polvo " El rey del pulpo" porque é sem margem de dúvida na minha opinião o melhor polvo existente no mercado português e diria até do mundo.
Tudo tem que ver com as características das águas onde o polvo é capturado (Sotavento algarvio e Norte de Marrocos), regiões marítimas de condições únicas com temperaturas das águas propícias e ecossistema rico em pequenos mariscos e algas que incentivam á permanência destas espécies que por sua vez são alimento riquíssimo para os polvos, conferindo-lhes qualidades esplêndidas e inigualáveis em mais nenhum local do mundo.
É mais que provável que já conheça o polvo " El rey del pulpo" e até acredito que tal como eu reconheça as fantásticas características deste produto, pelo que e apesar do polvo hoje em dia não ser um produto propriamente barato, já que tem de ter esse preço associado mais elevado que pelo menos não seja defraudado na qualidade, pois muitas das vezes que vamos apenas á procura do preço e a coisa não corre bem.
Mais informações fale comigo: pedro.albuquerque@gelcentro.pt
Comentários
Enviar um comentário