218. Coq au vin


 Coq au vin


O "Coq au vin" (galo em vinho) é uma receita francesa muito apreciada, de fácil preparo, económica e uma excelente opção quer seja para um tipo de cozinha de charme, como para restaurantes que necessitam de pratos mais económicos.
História do Coq au Vin

Na história, crê-se que o "coq au vin" surgiu por volta de 50 AC, na região de Auvergne, no sul da França, quando os gauleses, habitantes da região, foram cercados pelo exército romano; o líder gaulês presenteou Júlio César com galo de briga para demonstrar sua rendição e, como resposta, foi convidado pelo conquistador para um jantar cujo prato era o próprio galo presenteado cozido no vinho da região.

Quando a receita é mencionada apenas de "coq au vin" é geralmente confecionada com vinho tinto, mas em versões mais atuais, mais diversificadas e mais nobres pode ser "coq au vin blanc" ou até mesmo "coq au champagne".

Existem diversas versões de receita, todas elas muito aproximadas eu não sei qual é a mais original mas vou deixar uma das versões que considero deliciosa.

INGREDIENTES:

Pernas de Galo cortadas aos pedaços
Pedaços de bacon
Alho francês
Cenouras cortadas em pedaços
Alhos picados
Uma cebola rouxa picada
Cebolas pequenas (chalotas)
Cogumelos
Vinho tinto seco
Brandy ou conhaque
Manteiga
sal
Açúcar
Farinha trigo
Azeite
Cravinho
Pimenta
Louro
Cebolinho verde
Tomilho

Começamos por marinar dum dia para o outro os pedaços do galo com as cenouras, o alho francês ás rodelas, parte da cebola picada, parte do alho picado, louro, cravinho, tomilho e vinho tinto.
No dia seguinte, separa-se o galo do restante da marinada que se reserva.Tempera-se a carne com sal e pimenta, numa panela colocamos manteiga, azeite, a restante cebola picada, o restante alho picado, o bacon, um pouco de sal e açúcar, cozinha-se o bacon e a cebola e salteia-se a carne até ficar bem dourada, rega-se com um pouco de brandy ou conhaque, esperando a evaporação do alcool. De seguida acrescenta-se a marinada que estava reservada, até cobrir a carne, um pouco de farinha de trigo, cozinha-se por 60/70 minutos e perto do final acrescentam-se as cebolas pequenas e os cogumelos, rectificando temperos (sal e pimenta). Quando concluída a receita procede-se ao empratamento salpicando com cebolinho verde picado. O melhor acompanhamento deste prato é puré de batata, mas pode também ser arroz branco.

(A melhor opção para a preparação desta receita são pernas de galo, mas pode ser galo inteiro, na minha opinião não acho que fique bem com frango pois a textura da carne é demasiado tenra para se obter um produto final de excelência.)

As melhores e mais económicas pernas de galo ou galo inteiro, cogumelos silvestres...fale comigo: pedro.albuquerque@gelcentro.pt; telm- 91 931 72 54

Comentários