Receita top de camarão |
Assim como a sardinha assada e o bacalhau estão para nós portugueses, também as "Gambas al ajillo" são referência incontornável no país vizinho, mas com o passar do tempo e a boa vizinhança que mantemos ao longo de muitos anos tem sido normal o cruzar de influencias país para o outro e hoje em dia o camarão á guilho é também entre nós uma receita muito apreciada, sobretudo em marisqueiras e casas de tapas.
Mas qual o segredo do sucesso desta receita que a faz ser tão apreciada?, para mim sobretudo a qualidade das matérias primas faz a diferença.
Há quem utilize camarões inteiros vanammei ou black tigger, há quem os utilize igualmente inteiros selvagens de Moçambique, Madagascar, Senegal, etc , todos servem mas a receita mais original é com camarão sem cabeça ou miolo de camarão. A minha experiência profissional diz-me que os melhores camarões e mais utilizados para este fim são miolo black tigger em calibres maiores, 13/15, 16/20, 26/30, 31/40.
Mas então como se prepara esta receita? Fácil, muito fácil e rápida, vou deixar-vos uma versão que gosto e que é a que faço de vez em quando.
Ingredientes:
Miolo camarão black tigger (grande), azeite virgem, sal, alho, piri-piri, pimenta em moinho, sumo de limão, whisky ou brandy, coentros picados.
Numa frigideira coloca-se azeite e uns dentes de alho esmagados com casca. Quando ferver colocam-se os camarões e tempera-se com sal e piri-piri. Os camarões cozinham rápido e quando mudarem de cor, acrescentamos o whisky ou brandy e flamejamos. No final adicionamos umas gotas de sumo de limão e polvilhamos com pimenta moída á hora e coentros picados, serve-se de imediato. Acompanhar com fatias de pão fresco ou torrado é muito usual , prático e encaixa na perfeição. Excelente como tapa, entrada ou petisco.
Quer mais informações sobre os camarões a utilizar? Quer saber cotações e experimentar?
Fale comigo: pedro.albuquerque@gelcentro.pt; tlm: 91 931 72 54
Comentários
Enviar um comentário