Sabem o que significa flexitarianismo? Semi-vegetarianismo?
Quem não conhece o termo, talvez esteja neste momento a fazer um exercicio mental para perceber o que pode ser ou até mesmo já estar a calcular assertivamente o que é, eu confesso que conheci o termo recentemente, e fazendo uma reflexão no termo acho que cada vez mais faz sentido o encaixe em mim mesmo.
O flexitarianismo ou semi-vegetarianismo é por onde geralmente começam os vegetarianos ou vegan, que é o facto de não o serem mas gostarem de fazer refeições vegetarianas com regularidade, eu não estou a pensar vir a ser vegetariano, no entanto algumas das minhas refeições são e pretendo aumentar, por isso acho que o termo se encaixa em mim.
O que de melhor me tem acontecido na vida nos últimos anos é a consciência de a ter, é ter a certeza daquilo que quero e daquilo que é verdadeiramente importante para mim, e o que mais importante tenho ou quero é reduzir a lista ao fundamental, e cheguei a 4 itens; eu, a minha familia, a minha saúde, a felicidade. Pensando nestes itens, terei de pensar em mim, pela minha saúde, pelo bem estar da minha família, pela felicidade de ambos; a saúde leva á boca e ao que como, e sei que é urgente regrar, diminuir quase tudo em especial a proteína animal e os açúcares. É aqui que entra a opção vegetariana, vegan...algo que faço sem dificuldade e que acho que me favorece a saúde; flexitarianismo porque sou em termos alimentares flexível, como de tudo mas incluo também vegetariano ou vegan.
Na restauração nem todos têm a consciência de que há cada vez mais pessoas que assim se identificam, muito poucos têm verdadeiramente opções vegetarianas e variadas; para muito poucos os vegan ou vegetarianos contam, mas acho que deveriam ter mais atenção pois há imensas pessoas nesta condição.
Ser flexitariano é comer bastantes legumes e vegetais e de vez em quando com algumas recaídas comer carne ou peixe, no fundo é para onde quero direcionar o meu dia a dia, pois tenho a consciência de que tal me pode favorecer a saúde, o meu bem estar e por consequência o bem estar dos que me rodeiam.
Sabemos hoje que a produção de carne requer a utilização de imensos recursos como a água, ao reduzir o consumo de carne também estarei a fazer um pouquinho pelo planeta; reduzir o consumo de peixe é possibilitar o aumento da disponibilidade deste alimento a outras pessoas, porque os recursos disponíveis no mar são cada vez menores e com a diminuição do consumo aumenta-se a quantidade de recursos disponíveis. Sei que sou apenas um, mas se mais fizerem o mesmo, terá impacto e será positivo para o planeta que é de todos nós.
Beijinhos a todos e todas, tenham uma alimentação com regra a pensar em vocês próprios, pelo bem estar fisico e mental, pela felicidade.
Beijinhos a todos e todas, tenham uma alimentação com regra a pensar em vocês próprios, pelo bem estar fisico e mental, pela felicidade.
Comentários
Enviar um comentário