Pelim frito, arroz de tomate e salada de tomate e cebola |
Carapau pelim, ou jaquinzinhos como vulgarmente chamamos ao carapau pequeno (inferior a 15 cm), tamanho qual nunca se reproduziu, é o melhor para fritar, se fôr bem pequeno come-se inteiro, cabeça e tudo.
Na tradição e hoje até já protegida a arte-chávega era a forma de captura desta espécie, com a massificação das pescas nas politicas da UE, o carapau pelim aparece no mercado em abundância fruto de outras lides.
Lembro na minha infância as ruelas do centro da cidade de Coimbra, nas visitas á minha avó (Rua das Azeiteiras), percorria e palmilhava rua a rua, e nessa época eram muito fortes e vulgares as tascas, o cheiro intenso a peixe frito com forte incidência para o carapau pequeno, era uma constante por essas ruelas, até porque á época os sistemas de exaustão de fumos nada tinham que ver com os existentes hoje em dia.
Para mim uns jaquinzinhos fritos com arroz de tomate malandrinho, (de preferência com tomate coração de boi), e com uma saladinha do mesmo tomate e cebola polvilhada com orégãos, sal, azeite e vinagre...é uma refeição top, das melhores que podemos apreciar e disfrutar. Um bom vinho branco cai bem, mas um tinto corrente também não cai mal.
FOOD COST 2022/02/06
Por menos de 2,00€ dose é possivel preparar este prato na totalidade, sendo portanto uma opção bastante económica.
E na sua opinião, acha como eu uma receita deliciosa?
Comentários
Enviar um comentário