A carne de Javali é muito apreciada sendo muito usual o seu consumo nas zonas serranas pois também é nestas regiões que mais proliferam os javalis, sendo mesmo considerados praga em muitos casos. São muitas as associações de caçadores que fazem de tempos a tempos montarias, mas a verdade é que eles se reproduzem muito rapidamente e até já aparecem muitas vezes muito próximos das habitações e em alguns casos até fora dos meios mais rurais.
Como no porco tradicional a carne de javali junto ao osso torna-se uma das partes mais saborosas e apetecíveis, como é o caso do entrecosto. Por ser uma carne dum animal selvagem que se alimenta de frutos, raízes e caules, essa alimentação confere-lhe características únicas, intensidade de sabor, textura mais rija, cheiro mais ativo, etc.
Na confeção desta carne é recomendável a utilização generosa de especiarias como colorau ou gengibre, pimenta etc, ervas aromáticas como tomilho, sumos ácidos de citrinos como limão, lima ou toranja, e ainda sumos de frutos ou o próprio fruto como laranja, figos, maçã, etc.
O entrecosto de javali cozinhado no formo nas diversas possibilidades de receitas será sempre ma opção muito atrativa, económica e bastante apreciada pelas pessoas que optam pela sua escolha.
Como acompanhamento para além das tradicionais batatas de forno e couves, a castanha estará sempre ligada ao javali por ser um dos seus alimentos preferidos, mas pode ser um puré de maçã, um arroz de frutos secos, um salteado de legumes, cogumelos, etc...
Sente-se tentado a ter na sua carta como opção uma deliciosa receita de entrecosto de javali? Resolve-se facilmente, basta falar comigo.
#tribopedroalbuquerque
Comentários
Enviar um comentário