144. Feijoada de marisco...sem feijão? Sabe o que utilizar numa receita original e muito mais saborosa?
Já alguma vez imaginou fazer uma feijoada de marisco sem feijão? É claro que não, tal não é possivel, mas o prato que vou referenciar de seguida, não sei como se chama nem como lhe chamar, talvez mariscada silvestre sirva. O prato é uma espécie de feijoada de marisco onde se substitui o feijão por cogumelos silvestres. Como adoro cogumelos de todas as formas e feitios, e vou experimentando combinações com diversas iguarias e um dia deu-me para experimentar com mariscos e ficou top. Utilizei miolo de camarão, miolo de mexilhão, mexilhão meia casca, ameijoas, Búzios, miolo de búzio, lingueirão, delicias do mar e de lagosta.
A minha receita:
Num tacho colocam-se as ameijoas, o lingueirão, o búzio e o mexilhão meia casca, um fio de azeite, 3 dentes de alho laminados, lume brando e deixar abrir as ameijoas, os buzios e o lingueirão. Retiram-se os miolos das cascas, reservam-se, coa-se e reserva-se o caldo que ficou no tacho, juntando-lhe sopa de marisco desidratada, ferve-se 10 minutos até o molho engrossar.
Num outro tacho coloca-se meia cebola picada, meio pimento picado, cogumelos silvestres congelados, cogumelos frescos brancos ou castanhos (entre congelados e frescos proporção 50/50), sal, um fio de azite e leva-se a cozinhar. Os cogumelos libertam muita água que poderemos entretanto retirar para uma taça e poderemos aproveitar posteriormente para uma sopa. Adicionamos então todos os miolos de mariscos os que reservámos anteriormente e miolo de buzio e miolo de camarão já previamente descongelados, adicionamos caldo de marisco do que também reservámos, piri-piri a gosto e esperamos que ferva e cozinhe os mariscos. Quando quase cozinhado acrescentamos delicias de lagosta laminada. Rectificamos a quantidade de caldo acrescentando se necessário, e por fim pomos por cima na decoração delicias do mar desfiadas e coentros picados, servindo de imediato.
Se tiver algumas sobras de arroz branco cozido ou de massa pode perfeitamente juntar-lhe que combina bem e a vida não está para estragar comida. Um amigo a quem um dia passei a ideia da minha receita, fez outro aproveitamento que segundo ele também casou bem, pôs num pirex fatias de pão no fundo do mesmo espalhando por cima deste com uma concha todo o preparado anterior e pondo ainda por cima como decoração alguns camarões inteiros, alguns mexilhões meia casca e alguns lingueirões que salteou, uma outra versão que ainda não experimentei mas que também me parece bem.
Comentários
Enviar um comentário