134. Opções vegetarianas, cada vez atraiem mais pessoas.


 

Opções  vegetarianas

Uma das grandes lacunas que identifico na restauração não especializada é a muito pouca e fraca opção por pratos vegetarianos. Lá se vai apanhando um outro numa carta mas quase sempre a pensar no que é prático, grande parte das vezes até se sente que essa opção de escolha existe mas é um empecilho a sua existência, logo que na grande maioria estão reduzidas ao mínimo sem grande elaboração ou atratividade.
Quer se pense ou não nas opções vegetarianas, as pessoas que as consomem existem e cada vez em maior número, pois até mesmo os não vegetarianos as consomem quando são apelativas e atrativas, eu próprio  que sou bom garfo, que como de tudo, de vez em quando lá vou ao restaurante vegetariano e quase sempre sou surpreendido com receitas e combinações excecionais.
Na restauração dita tradicional, raramente apanhamos numa ementa itens para vegetarianos que possibilite uma escolha, que se perceba que tem critérios de apresentação, equilíbrio, atratividade, diversidade, variedade de sabores, etc. Na grande maioria tem lá um prato ou dois, sem grande nexo e até ambíguo, por vezes sem que se entenda o que o compõe, e pior ainda é que se voltar ao restaurante quer seja na semana seguinte ou daí a 6 meses o prato vegetariano é o mesmo.
Na era digital que atravessamos a imagem é uma possibilidade de comunicação e divulgação fantástica, as redes sociais quase imprescindíveis como que muleta  de qualquer negócio ou atividade, e a mostra desta opção (pratos vegetarianos), com a informação do seu conteúdo ou factor atrativo deve ser levado muito a sério, porque os vegetarianos existem, e se por vezes parecem minoria, mas muitas vezes condicionam um todo num grupo que tem de escolher um restaurante para um almoço ou jantar, mas que tem de ter em atenção que fulano (a ou b) é ou são vegetarianos e tem que se procurar um restaurante com opções disponíveis para eles, a forma hoje mais fácil de os procurar é das diversas opções de redes sociais (Facebook, Instagram, etc) ou plataformas digitais como Tripadvisor, the Fork, etc), eu faço-o e conheço muitos que também o fazem, é muito mais fácil que ligar ao restaurante a perguntar quais as opções vegetarianas que têm e ainda por vezes perceber que "lá vem mais um frete".
Acho que os proprietários dos restaurantes e os seus Chefs  também deveriam ter capacidade de saber que existem vários tipos de vegetarianos como Ovolactovegetarianos, lactovegetarianos, veganos, vegetarianos, crudívoros e até frudívoros. Ter conhecimento de cada uma destas realidade, mesmo que considere que não é preciso ter opções para os mais radicais pois esses praticamente não vão aos restaurantes, mas para os outras seria conveniente ter as opções que os atrai e satisfaz.
Pensem nisto...

Comentários