Como possui uma concha muito sensível às pequenas perturbações como salinidade e temperatura, é facilmente capturado ao se jogar sal ou salmoura na toca onde se esconde, fazendo com que ele saia dela rapidamente, emergindo da superfície da areia. É apreciado na culinária de alguns países europeus, como a França, e também no Canadá.
Por cá associamos principalmente a duas receitas, arroz de lingueirão nas vais diversas versões e lingueirão á bulhão pato, receita muito semelhante ao original com ameijoa.
Eu costumo usar também algumas vezes quando faço uma mariscada salteada ou frita, porque acho que combina com outros mariscos e aprecio o sabor. Também já fis uma vez uma canjinha de lingueirão, ao abri-los aproveitei a água com alho e azeite, adicionei mais água, massinha cuscuz, o lingueirão cortado em pedaços e no final depois de desligar o lume adicionar no prato canónigos generosamente; esta é uma receita minha que ficou deliciosa. Sobretudo este é um produto delicioso e barato, bom apetite.
Comentários
Enviar um comentário