Arroz de lavagante com intenso sabor a mar
Lá volto eu a uma receita de arroz, e mais uma vez faço referência de que para preparar um bom arroz tem de se ter a capacidade de se conseguir que seja mesmo no ponto de cozedura certo, (mais vale menos que mais), o arroz deve ser de excelente qualidade e longo, e deve servir-se malandrinho e de imediato após confecção, (são as pessoas que esperam á mesas pelo arroz e não o contrário). Posto isto aqui fica a minha sugestão de receita.
Ingredientes:
1 lavagante pequeno/médio por pessoa
120 gr camarão por pessoa
Arroz QB extra longo e sem ser vaporizado (sugestão o nosso carolino do Mondego)
Azeite bom para refogado
1 cebola picada
Alhos picados
Tomates maduros para refogado
Meio pimento vermelho para refogado
Louro
Malaguetas frescas para refogado
Vinho branco para refogado
Sal Qb
Começamos por cozer o camarão e os lavagantes juntos em água abundante e sal por 3 minutos, após fervura retiram-se da água e reservamos esse caldo.
Retiramos as cabeças ao camarão e colocamos numa sauté juntamente com um fio de azeite generoso, vamos mexendo e quando ferver espremem-se as cabeças do camarão e retiram-se do recipiente. Acrescenta-se a cebola picada até alourar, de seguida o tomate também previamente picado, o pimento em tirinhas muito finas, alhos laminados, malaguetas igualmente laminadas, rectifica-se o azeite se necessário e quando ferver intensamente rega-se com vinho branco para perfumar.
Mudamos todo este preparado para um tacho, adicionamos caldo da cozedura dos lavagantes e camarão em abundância, (não é sopa mas quase), colocamos o arroz e vamos estando com atenção á cozedura, acrescentando caldo sempre que necessário que deve estar sempre quente para não baixar a temperatura do tacho do arroz, retifica-se o sal.
Enquanto coze corta-se grosseiramente os lavagantes e descascam-se na totalidade os camarões e reserva-se.
Quando o arroz abrir (quase cozido mas ainda rijo), adiciona-se o lavagante e os camarões, vai-se adicionando caldo sempre que necessário pois é extremamente importante que fique malandrinho, aquece-se com água quente uma caçoila de barro, e logo que esteja no ponto (ainda " al dente"), retira-se a água da caçoila, colocamos o arroz e servimos de imediato.
Acompanhar com um bom vinho branco ou verde fresco e frutado, deixo como sugestão um Aveleda verde branco castas loureiro e alvarinho...
Espero que desfrutem, bom apetite.
Comentários
Enviar um comentário