Pernas de pato confitadas é uma receita francesa que se prendia sobretudo com tempos de crise e de fome, e a técnica servia principalmente como forma de conservação da carne do pato, em especial as pernas, e consiste em cozinhar lentamente em gordura a baixa temperatura; antigamente guardava-se o produto nessa gordura para consumir posteriormente, mas hoje usa-se a técnica mas consome-se de seguida.Para confitar as pernas de pato a melhor gordura é a gordura (banha) de pato, sendo que é cara e difícil de encontrar mas pelo menos no corte inglês consegue-se encontrar, mas se se preparar a receita com banha de porco também não há stress nenhum e fica bem. Então aqui vai a receita.
Ingredientes:
Pernas de pato
Banha de pato ou porco
Ramo de tomilho
Ramo de alecrim
Alguns grãos de pimenta preta
Sal grosso.
Vinho branco.
Põem-se as pernas de pato a marinar em sal grosso, o tomilho, o alecrim e a pimenta esmagado, esfregando bem e envolvendo-as no preparado por pelo menos 2 horas mas se ficar dum dia para o outro ainda ficará melhor.
Passado o tempo da marinada limpam-se as pernas de pato com papel absorvente e colocam-se num tacho, derrete-se a banha e tapa-se o produto, adiciona-se um pouco de vinho branco, um pouquinho do sal, alecrim, tomilho e pimenta (para aí meia colher de chá), tapa-se com papel vegetal furado aqui e ali, e leva-se a cozinhar no bico mais pequeno do fogão e no mínimo por pelo menos 2 horas, evitando sempre a fervura.
No final de cozinhado leva-se numa frigideira com um pouco de azeite a alourar.
Está pronto a servir, o acompanhamento pode ser por exemplo umas batatas douradas no forno, mas pode ser um arroz com os miúdos do pato, pode ser um risotto de cogumelo e cogumelos salteados...pode ser qualquer coisa a gosto, até mesmo as nossas sempre apetecíveis batatas fritas.
Se preferir no fim de cozinhado pode guardar na gordura e ir servindo sempre que necessário pois o produto conservar-se-á por bastante tempo, não esquecendo de passar sempre pela frigideira para alourar.
Boas receitas, bom apetite, muitos sucessos.
Comentários
Enviar um comentário