118. Costoletinhas de borrego, uma opção de excelência.


 

Presente à mesa um pouco por todo o mundo — e Portugal não é exceção —, a carne de borrego é, nem mais nem menos, do que a carne de ovinos jovens, com menos de 1 ano. Há vários tipos de cortes — desde a mão à perna, costeleta ou cachaço, para servir todos os tipos de cozinhados — e é uma carne vermelha que deve o seu sabor intenso à gordura que contém. Conheça todos os benefícios que a carne de borrego tem para lhe oferecer, as várias utilizações que pode ter na sua cozinha e até os cuidados indispensáveis desde o ato da compra ao armazenamento.

Rica em proteína de elevada qualidade — o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais que precisamos de obter através da dieta, porque o nosso corpo não os produz —, a carne de borrego contribui para o crescimento e reparação dos músculos, ossos e pele. Já para não falar de que é uma excelente fonte de energia. Duas vitaminas que pode encontrar neste tipo de carne são a B12, que ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular, e a B3 (niacina), que quando não é ingerida nas doses necessárias aumenta o risco de doença cardíaca. O ferro que contém é importante para o transporte de oxigénio pelo nosso organismo, para a produção de energia e para o sistema imunitário (também conhecido pelo escudo que nos protege de agressões exteriores, como bactérias). Também possui fósforo (mineral), muito benéfico para os ossos e dentes, assim como para as nossas defesas. Por fim, a carne de borrego tem um bom teor de zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e reprodutivo.

A costeleta de borrego é uma das partes mais apreciadas dos cortes de carne do animal, podendo ser preparada de diversas formas mas sem dúvida que a mais apreciada é grelhada na brasa com sal e alho.
Este produto também tem um fácil e atrativo empratamento, proporcionando assim um impacto visual de excelência ao ser servido.

Oferecer numa carta sugestões de carne de ovino ou caprino é enriquecer essa mesma carta, sendo que umas costeletas de borrego é sempre um produto atrativo e bastante pedido pelo cliente.

Como já referi as costeletas de borrego grelhadas são muito apreciadas, eu gosto de as grelhar apenas com sal, e no momento final de grelhar pincelá-las com um molho de azeite, alho, louro e pimenta, servindo de seguida; para mim esta receita é imprescindível que se sirva de imediato após a confecção pois só assim a carne manterá todas as características dum produto de excelência pelo que têm de ser as pessoas a esperar pelo prato e nunca o prato pelas pessoas.
Como acompanhamento a esta receita posso sugerir umas batatas a murro ou umas batatas em gomos com ervas, umas migas, um arroz de carqueija, ou outro acompanhamento qualquer onde se deverá previligiar os aromas e sabores das ervas serranas de cada região...já  agora um bom vinho tinto da mesma zona,

Boas receitas, muitos sucessos.

Comentários