115. Magré de pato, uma iguaria magnifica

Magrê de pato ou picanha de pato.


Os franceses alimentam o pato até á exaustão para lhe provocarem hipertrofia do fígado para depois lho retirarem para fazer o famoso Foie gra.

Desse pato resultam peitos maravilhosos "o magré" que é um dos pratos mais famosos da cozinha francesa.

O magré de pato ou picanha de pato como também lhe chamam  se bem preparado é um pedaço de carne saudável e delicioso.

Eis a minha dica de como preparar:


O melhor magré de pato é o francês onde foram retirados os fígados para fazer o Foie Gra, esse pato tem características muito superior a outro qualquer peito de pato existente no mercado.

Eu começo por dar-lhe uns golpes na pele no lado da pele e da gordura, colocando-os numa frigideira com esse lado para baixo em lume brando para que lentamente a gordura vá derretendo e vou-os cozinhando na sua própria gordura, no final quando estiver quase pronto tempero com sal e retiro da frigideira para repousar.


Em França acompanhar com trufas é o mais usual mas este prato liga bem com outros acompanhamentos como castanhas ou puré de castanhas,  pimentos padrones grelhados, 

Esparregado, arroz de cogumelos, etc.


Á gordura que resulta do cozinhar do magré podemos adicionar um pouco de vinho do porto, uns cogumelos, reduzimos e trituramos tudo e adicionando algo igualmente nobre (pinhões) para obter de resultado final  um molho de excelência para acompanhar o prato.

Espero que esta receita seja do seu agrado.


 

Comentários