95. Cabrito Grelhado na brasa

Cabrito grelhado na brasa.

Se há algo que os portuguese gostam é de cabrito, habitualmente o prato mais conhecido é assado no forno, mas se há maneira de o tornar especialmente delicioso é grelhado na brasa. Na região da beira alta já é muito fácil encontrar cabrito grelhado nos restaurantes, mas mais para o litoral aparece aqui ou ali, mas pouco.

Existirão muitas maneiras de preparar o cabrito grelhado, eu fui aprendendo pequenas dicas que vos vou agora deixar aqui.

Primeiro que tudo o corte da carne que deve ser feito em pedaços pequenos pois não é nada agradável nem ao aspeto nem ao palato pedaços demasiadamente grandes. Marinar a carne por umas horas também é muito importante para que possa ganhar sabor, na marinada eu uso sal, água (pouca quantidade só para intensificar humidade), azeite, louro partido aos bocados, alho esmagado, algumas folhas de alecrim, piri-piri e pimenta, uma quantidade pequena de brandy.

Na hora de grelhar eu aproveito a humidade que ficou da marinada retirando apenas o louro e o alecrim, adiciono um pouco de banha, intensifico sal e piri-piri, acrescento um pouco de salsa e pico tudo com a varinha mágica. Posteriormente faço um pincel com louro e alecrim para ir pincelando o cabrito enquanto grelha.

Acompanhamentos:                                                                                                                    

   Aproveitar os miúdos do cabrito e fazer um arroz de miúdos de cabrito encaixa bem; batatas no forno quer sejam pequenas ou em gomos, mas podem ser fritas em cubos grandes, castanhas inteiras ou em puré; os grelos cosidos ou salteados são também uma boa opção e salada algo que sempre encaixa bem com grelhados; eu gosto de juntar alguma fruta, rodelas de laranja, kiwi ou abacaxi, casam muito bem com cabrito grelhado.

O cabrito grelhado é um prato delicioso e viciante, a capitação de carne por pessoa costuma rondar as 400gr (peso com osso).

 

 

Comentários