73. Carne de Porco Duroc

Porco Duroc.

 O porco Duroc surgiu no Sec. XIX fruto dum cruzamento das raças Old Duroc e Red Jersey nos estados Unidos com a finalidade de melhoramento genético; estas raças são também elas provenientes de outras raças como Berkshire, porcos africanos como o porco vermelho da Guiné.

O porco Duroc tem uma elevada taxa de infiltração de gordura, algo que lhe dá suculência, carne com textura mais tenra e portanto, mais qualidade; durante a confeção a carne do porco Duroc não liberta água como acontece com o porco normal, sendo um fator indicativo de qualidade máxima.

Incluir o porco Duroc na dieta traz inúmeros benefícios quer organoléticos e sensoriais, mas também nutricionais. A carne do Duroc é pobre em sódio, mas rico em proteínas e potássio, o que favorece o sistema nervoso e muscular; tem um alto teor em vitaminas, zinco e fósforo que beneficia o fortalecimento dos ossos e todo o sistema imunitário.

É uma das raças mais utilizadas para a produção de enchidos precisamente devido às suas características, principalmente o nível de infiltração de gordura.

Eu pessoalmente já tive a oportunidade de apreciar a carne desta raça de suínos, já provei lombo e mais recentemente o lagarto, ambas grelhadas, e posso garantir que se percebe perfeitamente que é uma carne diferente do porco branco normal, senti especialmente a suculência e também o sabor suave e agradável.

Pode dizer-se que o Duroc é aproximado ao porco preto, mas não é bem a mesma coisa. Embora seja uma raça muito superior ao porco branco normal, não tem a qualidade do porco preto que na minha opinião é muito superior ao Duroc. Se falarmos de custo o porco preto para as mesmas peças o preço também é muito superior em relação ao Duroc, pelo que podemos dizer que adquirir carne e pensar na relação preço / qualidade / beneficio a escolha da alternativa Duroc é seguramente uma muito boa opção.

 

 

 

 

Comentários