93. Lampreia, ex-libris de Penacova

 

Lampreia.

A lampreia é um dos ex-libris deste concelho de Penacova onde resido, e não podia de num destes dias falar dela apesar de pessoalmente eu não ser fã desta iguaria, mas há imensas pessoas que são absolutamente apaixonadas.

Há alguns pequenos truques para se conseguir um bom arroz de lampreia, (o prato mais caracteristico nesta região).

 Desde logo a lampreia tem de estar viva antes da sua preparação pois é condição essencial para que o sangue não coalhe. No amanhar da lampreia há mais que uma técnica, há quem a escalde em água a ferver (o que ajuda a manter o sangue sem coalhar lavando e esfregando-a muito bem e raspando-a com uma faca, mas há também quem lhe tire a pele ainda com a lampreia ainda viva. A tripa não pode em momento ser perfurada, portanto é bastante importante ter experiência para a retirar ou pedir ajuda a quem tem.

A partir daqui o processo passa por marinar no seu sangue a lampreia cortada com vinho verde tinto, um pouco de vinagre e louro, alhos cortados com as cascas e deixar assim dum dia para o outro; (aqui na região usam mais o vinho tinto maduro que verde, no entanto a maior parte dos especialistas que conheço referem ser melhor nesta fase o vinho verde tinto).

Para preparar o arroz de lampreia faz-se um refogado com azeite e cebola picada até que esta inicie a alourar, adiciona-se água e deixa-se a cebola cozer bem para que não se sinta depois no arroz; adiciona-se um pouco do caldo onde está marinada a lampreia ou de vinho tinto, pimenta branca cerca de uma colher de chá por lampreia, sal e cozinha-se por cerca de 20-30 minutos; adiciona-se mais água e caldo da marinada á proporção 1/1 e põe-se o arroz na panela para cozer; no final o que se pretende é ter um arroz malandrinho pelo que a proporção deve ser 3 partes de caldo para uma de arroz.

 Quando o arroz estiver cosido retificam-se os temperos, sal, pimenta e vinagre servindo-se de imediato com um raminho de hortelã ou coentros apenas para perfumar ainda mais o arroz.

Não esqueça que como prato forte que é deve ser acompanhado dum muito bom vinho tinto... 

Bom apetite.

 


Comentários