49. O valor duma sopa


 Sopa.

Sou um adepto confesso de sopa, e vou contar-vos um segredo, muitos dos dias o meu pequeno almoço é sopa, sim sopa e no verão é fria do frigorífico, tirar para uma malga e comer assim mesmo. Grande parte dos dias o meu jantar é sopa e algo mais, mas ela por mim está sempre presente, um vício que a minha mãe me deixou.
Quando viajo, uma das curiosidades em locais com culturas muito diferentes é as suas sopas, algo que gosto sempre.
Gosto de sopas de qualquer coisa caldo e substância, curiosamente o que menos me fascina são sopas passadas, os chamados cremes, mas também como, porque na verdade gosto de todas.
Eu na minha opinião acho muito assertiva a ideia de servir e incentivar ao seu consumo nos restaurantes que o fazem por regra natural, e na verdade a minha experiência nos exemplos que conheço e são bastantes estes restaurantes têm sempre no seu dia a dia muitos clientes habituais; a minha opinião vale o que vale mas que é uma realidade é e posso provar.
Não tenho uma regra para confecionar uma sopa, em minha casa é olhar para os legumes disponíveis, colocar na panela, cozer triturar, deixar alguns inteiros ou em pedaços, adicionar mais qualquer coisa e... está feito.
As raizes e heranças que os antepassados nos têm deixado também são  fantásticas, as sopas do mar ou peixe muito características das zonas costeiras, as sopas com sabor a carne ou enchidos, a famosa sopa da pedra de Almeirim, as sopas alentejanas com alho e coentros, a nossa canja de galinha ou de outras aves, o gaspacho, de cogumelos, de qualquer coisa...a sopa é um alimento rico e fantástico; na dieta mediterrânica é presença privilegiada, já foi alimento principal em periodos de fome e guerra, aliás  juntamente com caldos e pão eram a sobrevivência de batalhões  inteiros querna I grande guerra como na ll.
Na restauração algo que valorizo é o "pacote" ou seja o recipiente onde servem a sopa, não acho que os restaurantes estão a valorizar o produto quando o servem num vulgar prato de sopa, sou muito mais adepto duma tigela, dum prato diferente, etc...a sopa permite imensa criatividade, podem facilmente fazer parte da identidade dum restaurante.
Onde acho que há ainda margem para a criação de novas sopas?...2 palavras...combinações improváveis...acho que como em outras áreas é onde se tem centrado a evolução e sucesso.

Comentários