A casta moscatel é a que tem maior concentração de compostos aromáticos onde facilmente conseguimos através do palato e olfato identificar aromas e odores como, passas de uva, limão, pera, lichia, tília, cascas de laranja, mel entre outros.
Os vinhos de mesa que contém uvas moscatel na sua composição são habitualmente vinhos entusiásticos, facilmente identificáveis, únicos...apenas com uma regra fundamental, conseguir-se o equilíbrio prefeito de dosagem entre a quantidade de moscatel e outras castas.
A casta moscatel é originária do mediterrâneo e foi introduzida em Portugal durante o período das invasões ibéricas. Na região de Setúbal o terroir tem um microclima único onde as correntes frescas do Atlântico que sobem através do sado criam uma espécie de estufa que traz a humidade muito propicia á produção de uvas moscatel com qualidade de excelência, daí o famoso vinho moscatel e o mais galardoado moscatel roxo atingirem os patamares de popularidade que atingiram.
Frisante com casta moscatel é um frisante completamente distinto de outros frisantes, não há comparação possível, eu acho que quando o bebemos ele fica logo viciante de inicio, apetece mais e mais e mais...
O vinho frisante moscatel pode ser também usado em sangrias, o doce aroma do moscatel acrescenta sabores deliciosos á sangria, e permite diminuir a quantidade de açúcar por ele próprio já ser ligeiramente adocicado.
Outra maneira deliciosa de utilizar é com sorvete de limão ou sorvete de tangerina, ambos utilizar na proporção 2 vinho para 1 sorvete e mexer bem até se obter uma espécie de batido; acrescentar umas folhas de hortelã também favorece.
Um corta sabores de que mais gosto é com sorvete de tangerina, sumo e raspa de lima, lascas de chocolate branco e vinho moscatel...algo mágico ao palato...
Comentários
Enviar um comentário