31.Lombinho, o melhor pedaço de carne de porco


O lombinho de porco está localizado na zona lombar do animal na região interna das costelas paralelo com a espinha dorsal, é relativamente pequeno pesando em média entre 300 a 600gr, e talvez seja o músculo mais apreciado para grelhar.
Lembro que há uns anos atrás quando vivi numa região rural era vulgar que em cada casa se criá-se um porco para consumo doméstico, no dia da matança era uma espécie dum dia de festa existiam alguns rituais habituais associados a esse dia; "comer o sangue do porco cosido e temperado com alho e azeite pela manhã, comer serrabulho no almoço desse dia e ao jantar carne grelhada onde se destacava o lombinho, feveras do cachaço e tiras de entremeada".
O lombinho como era a parte mais suculenta era, ou aberto ao meio ou até mesmo inteiro grelhado nas brasas, temperado apenas com sal grosso, era posteriormente parcelado em tiras ou em pequenos medalhões para que chegasse um pouco desse pitéu delicioso a cada um dos presentes á mesa.
Hoje é fácil adquirir apenas o lombinho do porco, é um corte que em alguns períodos é um pouco mais caro que a restante carne de porco, em especial no verão por existir um aumento no consumo de carnes grelhadas, mas como a carne de porco é considerada uma carne barata, o lombinho ainda assim tem um valor acessível.
Eu pessoalmente como gosto mais é grelhado inteiro, pois ficará mais suculento internamente, demorará um pouco mais a grelhar, não pode ser num lume muito forte para não queimar por fora e ficar cru por dentro, a carne de porco não pode ser mal passada, o sal tem de ser uma quantidade generosa para que o sabor possa chegar ao interior do lombinho; eu gosto de o cortar em pequenas rodelas depois de grelhado e pincelar antes de servir com um molho que fiz previamente de manteiga, alho, sal, e piri-piri...uma suave pincelada apenas para realçar a suculência e ampliar sabores e aromas.
O lombinho pode ser usado no forno ou em outras milhentas receitas, a cozinha tradicional portuguesa é rica em receitas de carne de porco devido ao peso cultural que representa ainda hoje este animal na nossa alimentação.
A combinação com produtos muito nossos, como são exemplos o vinho do porto, a castanha transmontana, a maçã do oeste, o azeite alentejano, as amêijoas da nossa costa, a couve portuguesa, o mel serrano de diversas regiões, etc, etc... são casamentos famosos que valorizam ambos os produtos, mas há nesta coisa da gastronomia sempre uma margem enorme para novos matrimónios e conquistas, o que é como dizer novas receitas e combinações...agarre no lombinho de porco, esse pedaço maravilhoso de carne e toca a reeinventar-se...bom apetite.

Comentários