Filete de robalo ou dourada
São dois peixes existentes na nossa costa bastante apreciados, embora o consumo deste peixe tenha proliferado bastante com a aquicultura destas espécies, aumentando a quantidade disponivel no mercado, e neste caso com preços mais acessíveis, mas com bastante qualidade, embora não seja exatamente o mesmo que o similar selvagem de mar.
Até há uns tempos atrás comercializava-se apenas o peixe inteiro, posteriormente começou a surgir escalado que é uma excelente opção pois quando se utiliza este peixe em congelado não é fácil escalar rapidamente se necessário, ao existir desta forma melhoram-se e agilizam-se os processos; há uns tempos um Chef dum Hotel ensinou-me a preparar o robalo escalado no forno numa grelha num programa ventilado sem humidade a 250° e o resultado é fantástico, parece que foi grelhado no grelhador.
Mais recentemente começou a fazer-se o filete de robalo e dourada, ambos com pele mas sem escamas que são desagradáveis de encontrar no prato. Este produto tem a versatilidade de poder descongelar-se rapidamente se necessário, é de preparação rápida por ser um filete, e como tem pele não se desmancha facilmente. Estes filetes são ideais para grelhar, fazer no forno, fritar, enrolar recheados, etc...acompanham bem com praticamente tudo, deste arroz a massas, batatas e purés, salteados e saladas...
É um produto muito utilizado pelos Chefs que estão constantemente a criar e recriar pratos inovadores com estes filetes...e há combinações improváveis tão bem conseguidas... o que acha de um destes dias criar a sua?
Comentários
Enviar um comentário