Cebola e alho.
São indispensáveis em qualquer cozinha, conferindo sabores únicos e característicos aos cozinhados em que os utilizamos. Sopas, guizados, estufados, cozidos, crus, em marinadas, açordas, arroz, Massadas, salteados, alhadas, ceboladas, fritos, grelhados, etc...
Há Chefs que nem imaginam a cozinha sem estes dois ingredientes, têm a fama de causar mau hálito, mas dão um gosto especial á comida e têm propriedades muito benéficas para o nosso organismo tais como:
combatem infeções e atuam em doenças crônicas como diabetes, possuem propriedades antioxidantes, melhoram o nosso sistema imunológico, têm propriedades anti inflamatórias, possuem ação anti viral, anti bacteriana e anti fúngica, auxiliam no combate a gripes por terem ação expectorante e anti inflamatória.
O alho e a cebola dão-nos odores maravilhosos na cozinha e combinam com imensos alimentos como mariscos, peixes, carnes, legumes e leguminosas. Não são por si só servidos em separado como refeição ou petisco , o mais aproximado que conheço desta realidade é a cebola que pode ser apenas panada e frita em argolas, e que é um surpreendente petisco ou acompanhamento de prato.
Para além dos tradicionais em fresco, existem hoje no mercado diversas formas, como congelados, em pó, em conserva, mas estes 2 últimos já contém conservantes e anti oxidantes que podem alterar o sabor original ou conter por exemplo sal a mais como é o caso das massas de alho, logo eu acho que se devem utilizar em fresco ou no limite em congelados mas nunca de outras formas.
Grande parte das vezes que fui para a cozinha inventar um prato qualquer comecei por alho, cebola, azeite...e depois mais qualquer coisa...
E você? Está com apetite, tempo ou disposição para criar algo na cozinha?
Alho...cebola...azeite....e toca a partir á aventura...
Comentários
Enviar um comentário