24. Massa, fresca ou seca?


 Em maio de 2019 uma viagem a Itália, mais concretamente á região da Emíllia Romagna a uma fábrica, aliás a maior fábrica de massa fresca italiana, chamada Surgital, mudaria para sempre a minha forma de olhar e pensar em massa "pasta" como dizem os italianos, mas também os queijos, os magníficos e valiosos queijos que estão sempre presentes em qualquer prato de massa italiano.

Até esse dia não diria que o meu consumo habitual de massas era zero, mas quase, a massa que melhor comia era a presente na sopa, principalmente quando acabada de fazer, e o que mais gostava dessa era o facto de a comer "Al dente"que é o ponto de cozedura habitual italiano que é pouco cozinhado, ligeiramente encruado. Ora nessa viagem acabei por ter um contacto com a Surgital, mas também com um dos seus restaurantes especializados em massas,  em  Bolonha e só posso caracterizar essas visitas como uma descoberta fantástica" , pois descobri o quanto sou apaixonado por massa, especialmente um boa massa italiana, como é o caso da que se produz na Surgital...
As massas frescas da Surgital contém na sua composição ovo, algo que lhe concede uma textura e uma elasticidade inigualável. A cozinha italiana é uma das melhores do mundo, a invenção da pizza é outra das grandes magias que esta cozinha nos concede.
os queijos são essenciais na preparação de pratos italianos, eles conferem-lhe gostos únicos que são apreciados por todo o mundo.

Já em Bolonha no jantar num
restaurante da Surgital degustando essa fantástica iguaria..."pasta" acabei por descobrir que a massa pode ser deliciosa, apenas são precisos alguns pequenos, grandes pormenores e a magia acontece até para mim que raramente comia massa e desconhecia esse encanto.
A fusão com os queijos derretidos, algumas especiarias, legumes frescos, o tomate eternamente presente na cozinha italiana, o azeite, trufas, cogumelos, manjericão, etc...coisas que combinam com massa; experimentei diversos pratos mas também deixei muitos por experimentar, que ficarão para um dia quando regressar a Itália novamente; sim, terei de regressar, primeiro porque essa ida a Itália foi relâmpago de apenas 3 dias, o tempo foi ocupado em viagens dentro de Itália com breves passagens por Milão, Bolonha, Emíllia Romagna, e Maranello; a companhia foi um colega de trabalho e posteriormente italianos com ligação á Surgital, foi agradável sem qualquer dúvida, mas a regressar um dia levarei comigo a minha companheira de viagens de sempre, para explorar e descobrir ainda melhor os encantos e em especial os encantos gastronómicos deste fantástico país que é Itália.
No consumo português a massa vai conquistando adeptos mas ainda estamos longe de outros países, há todo um caminho a percorrer, na minha opinião tal acontece também em parte por o nosso consumo ser focado atualmente nas massas secas desidratadas que não têm a qualidade das massas frescas; em Itália o consumo de massas secas desidratadas não é comparável ao de massas frescas, e na restauração por exemplo até têm um selo para certificar que as massas que comercializam são frescas, muitas delas até feitas pelo próprio restaurante, mas a Surgital e suas massas são igualmente certificadas com o selo de qualidade da verdadeira massa fresca artesanal; como em Portugal damos preferência às secas desidratadas, talvez seja essa a razão pela qual não existe paixão pelo seu consumo intenso.
Pesquise receitas que estão disponíveis na internet, adquira massas frescas que já estão á venda em Portugal em vários locais (se precisar de mais informações terei todo o gosto em ajudar), procure os queijos italianos também eles presentes em variados locais, e surpreenda com maravilhosas receitas de pratos de massa fresca; pode ainda dar o seu cunho pessoal, fazer até a fusão da cozinha tradicional portuguesa e as massas frescas... há um caminho inteiro ainda por descobrir e explorar no que toca às massas em Portugal que até é um produto económico e que no caso da restauração até permite uma confortável margem de lucro...quer fazer parte desta oportunidade ou ficar fora?
Aproveite a época da vida que nos leva a pensar numa reinvenção de vida, renascer e regressar a um novo normal e inclua as massas nesse reinventar...talvez sejam uma oportunidade fantástica...quem sabe para si a grande oportunidade...

Comentários