1. Lavar bem o camarão em água corrente antes de cozer, por vezes contém uma maior concentração de conservante que pode ficar após cozedura com um cheiro algo desagradável, mas lavado em água corrente sai na totalidade.
2. Para além de lavar eu descongelo o camarão, se ele fôr para a panela descongelado tem uma cozedura mais homogénea, pois se fôr congelado enquanto uns descongelam outros já cozem, e assim uns ficam cosidos antes dos outros fazendo que tenham timings de cozedura diferenciados... eu prefiro já descongelado.
3. Pôr panela ao lume com água abundante em relação á quantidade de camarão, sal também abundante e piri-piri; o sal na dúvida mais vale mais que menos, pois o camarão é reversível e nunca ficará salgado, o piri-piri eu gosto de usar seco moído e gosto dele bem picante. Pôr a água a ferver, colocar o camarão, esperar que retorne a ferver e 3 minutinhos de cozedura, não muito mais.
4. Choque térmico é fundamental para que fique rijinho, ou seja, após a cozedura preparar por exemplo na pia da loiça água fria, gêlo, sal e piri-piri, tirar da panela com uma escumadeira diretamente para este preparado, que vai fazer um choque térmico ao camarão e fazer com que fique rijo. Após o arrefecimento reservar numa travessa ou tabuleiro no frio até servir, um pouco de água dessa calda no fundo do recipiente também é aconselhável. Quando servir envolver todo o camarão para que receba essa humidade e não fique seco.
5. Quando servir pode ainda fazer duas coisas mais, primeiro se o camarão fôr de aquicultura recebe menos sal porque é mais doce, um punhado de sal grosso e envolver favorece, assim como se pode fazer o mesmo com um pouco de piri-piri, além deste passo eu também gosto de espremer meio limão para cima e envolver, gosto do perfume, aroma e brilho que dá ao camarão.
6.Nunca colocar cascas de cebola na cozedura pois para além de secar o camarão ele fica com um aspecto horrível.
Toca a deliciarem-se porque a vida são 2 dias e um já passou.
Comentários
Enviar um comentário