Ameijoa, berbigão, mexilhão, conquilha, etc. São moluscos bivalves, são excelentes como petisco, sendo que há qualidades diferentes e a possibilidade imensa de aplicações. Portugal é um pais priveligiado no que toca a produtos do mar, e na ameijoa temos uma das melhores do mundo, a chamada "ameijoa macho" ou "ameijoa real"
Nas ameijoas eu sou fã do produto muito ao natural, assim a nossa famosa " ameijoa á bulhão pato" é uma das formas como a prefiro confecionada.
Mexilhões e conquilhas salteados, cebola, azeite, pimentos, coentros, vinho branco são combinações perfeitas.
Massadas, risotos, arroz malandrinho, caldeiradas, feijoadas, açordas, cataplanas, sopas, todas estas são palavras que combinam com qualquer destes bivalves; para mim em qualquer um destes pratos há complementos que quase são obrigatórios, falo de coentros, ou pimentas, ou manjericão, ou limão, ou azeite, ou alho...não necessariamente todos mas em separado ou alguns em conjunto combinam com bivalves.
A inovação traz hoje combinações interessantes e já vi pizzas com miolos de bivalves, quiches, saladas, salteados, empadão, esmagadas, patês, folhados e até pudins.
A água ou outras marinadas onde foram preparados bivalves são excelentes para aromatizar diversos pratos, algo muito cultural dos povos costeiros de Portugal, que ao longo da história foram inventando receitas aproveitando ao máximo tudo que á partida poderia parecer desperdício, por isso rentabilizar, reutilizar, aproveitamento...são palavras que sempre devem ser foco na vida duma cozinha dum estabelecimento de natureza hoteleira.
Os bivalves são produtos saudáveis apesar de por exemplo as ameijoas conterem algumas toxinas, mas vulgarmente são em percentagens muito baixas que não são prejudicionais á nossa saúde o seu consumo.
Há um factor muito importante a reter, os bivalves especialmente berbigão e ameijoas são externamente sensiveis a variações de temperaturas, e quando acontecem são susceptíveis de alterar a sua condição de salubridade; grande parte das intoxicações alimentares que normalmente escutamos que acontecem por exemplo em eventos como casamentos e outras festas e quando não estão relacionados com consumo de ovos, está relacionada com bivalves que sofreram variações de temperatura; na dúvida não consumir se não se tiver a certeza da frescura e conservação adquada, mas não fique alarmado, 99,9% dos bivalves consumidos em Portugal mantêm condições adequadas.
Olhe, estamos perto do Natal uma excelente época para umas belas petiscadas, vai uns bivalves? Ameijoas? Mexilhões?...hum...maravilha....
Comentários
Enviar um comentário