15. Bacalhau, qualidade vs preço

 

Sabe mesmo escolher o bacalhau certo?

O que influencia o preço é a qualidade e a quantidade de água, (excesso de humidade nos secos, e excesso de vidragem nos demolhados), para além da cura que tem um tempo mínimo necessário onde muitas vezes se diminuem ou substituem mesmo os processos normais, a fim de conseguir poupanças de tempo e de custos, mas que inevitavelmente também se perde em qualidade.

  Não existe bacalhau de muito boa qualidade e barato, um bom bacalhau, com o verdadeiro e característico sabor a bacalhau, suculento, com lascas que se desprendem ao toque sem se desfazer, consistente tem de ter o preço justo. O fiel amigo é o prato mais servido e procurado em qualquer cardápio, mas eu falo por mim em que já muitas vezes foi uma tremenda desilusão face á qualidade que me serviram, má muito má.

  Apesar de terem surgido nos últimos anos uma proliferação de marcas de bacalhau e muitas a anunciar preços bem abaixo do normal e média de preços praticados por empresas já muito sólidas no mercado mundial, a verdade é que em muitos casos estão a vender gato por lebre e quem acaba por sofrer as consequências é o consumidor, ele próprio também muitas vezes o culpado que alinha e alimenta a loucura desacerbada  de procura de comprar barato a qualquer preço, empurrando pequenos produtores a magicar sistemas que lhe permitam posteriormente vender, mesmo que se á custa de enganar os consumidores menos perspicazes.

  O processo de secagem e demolha do bacalhau é na realidade um processo simples, basta para tal cumprir requisitos fundamentais para se conseguir um produto final de excelência, o problema é que os pequenos produtores se cumprirem todos os processos certinho, face á dimensão e poder negocial e escolha das melhores matérias primas dos grandes produtores chegarão ao mercado pouco competitivos e sem capacidade negocial para colocar o seu produto, logo só o fazem certinho alguns períodos do ano, noutros encontram magias e depois...a regularidade foi-se...

  Eu trabalho com uma grande marca de bacalhau, acontece perder temporariamente a venda de bacalhau para outra marca dum produtor pequeno, mas normalmente acontece uma de duas coisas; ou passado pouco tempo o cliente apercebe-se da diferença da qualidade ou das artimanhas em que caiu e regressa ás origens, ou não se apercebe e vai perdendo muitas vezes qualidade e consequentemente clientes que poderia ter mantido se não inventá-se.

  Eu sou consumidor todos os dias, claro que o custo duma refeição tem de ser ponderada pois cada qual sabe até onde pode ir, mas há barreiras de qualidade que não podem ser ultrapassadas apenas pensando no factor preço, e outra certeza também tenho, os clientes que mais e melhor vendem não é pelo preço e sim pela qualidade.

  Bacalhau como o conhecemos é muito nosso, português, compre produto de confiança e regularidade o ano inteiro, sem desilusão e reclamações, verá que no final valeu a pena optar pela qualidade em detrimento do preço, em que muitas vezes na realidade o barato sai caro...estamos perto do Natal, a época em que se consome mais bacalhau em Portugal... pense nisto.

  

  

Comentários