Cabrito dicas úteis
O cabrito é a cria da cabra, raça autócne, geralmente abatido entre 2 a 4 meses, o que confere a pesos entre 4 a 8kg.
A casrne de cabrito possui muitas vantagens em termos nutricionais. Tais vantagens estão relacionadas com baixíssimos teor de calorias, gorduras e colesterol, á alta digestibilidade e aos elevados níveis de proteína e ferro. A carne de cabrito é a carne mais magra e mais consumida do mundo. Estudos revelam e comprovam que os baixos índices de colesterol e gordura e aliados aos altos índices de nutrientes, tornam a carne de cabrito recomendável para cardíacos e diabéticos. O percentual de gordura saturada no cabrito é 40% inferior ao da galinha, bastante menos que o de bovinos (850%), ovinos (900%), e (1.100%) suínos.
A carne de cabrito é rica em cálcio, proteínas, Omega 3 e Omega 6, que desempenha o papel de anti-inflamatório e directamente ligados á resistência imunológica.
Cabrito nacional vs cabrito importado.
Há opiniões contraditórias, há quem prefira o cabrito nacional, dizem ser mais saboroso, mas é discutível.
Eu pela minha experiência acho preferível o importado, e porquê?
O cabrito importado vem actualmente, primeiramente de França ou Holanda, sendo que o de França é o mais consumido e o que dá melhor rendimento porque também é sem cabeça e o da Holanda trás a cabeça, que é cerca de 30% do peso do cabrito.
O cabrito de França é alimentado a leite em pó pois o leite da mãe cabra é extremamente valioso para o fabrico de queijo.
Ao alimentar-se de leite em pó, o sabor de sua carne fica mais suave, por isso este cabrito é melhor ao palato.
A preparação mais utilizada é cabrito no forno, ou cabrito á padeiro, sendo que é muito apreciado cabrito grelhado ou ainda algo mais difícil...cabrito estonado.
Pedro Albuquerque
Comentários
Enviar um comentário