458. Perna pato confitada


 Perna pato confitada.


Confitar é uma técnica da culinária francesa que consiste em fritar ou grelhar a carne a baixa temperatura na sua própria gordura por várias horas (pode chegar a 12 horas). 

Inicialmente a técnica foi desenvolvida para conservação da carne, mas rapidamente se percebeu que do processo resultava uma carne mais macia, saborosa e tenra.

A perna de pato pode ser comercializada crua para confitar, mas também já confitada onde já vem com a gordura em que foi confitada e desta forma acelera o processo de  disponibilidade mais rápida do produto pronto a servir ecom a qualidade ao extremo. 

Se preferir fazer a sua própria preparação, posso também arranjar a gordura de pato.

A perna de pato já confitada para além de prática é excelente em qualidade e possibilita empratamentos magníficos onde a criatividade desafia às melhores combinações de aromas sabores.

Normalmente o processo de confitar é precedido duma marinada seca de sal e ervas, sendo depois o processo de cozimento longo a baixa temperatura na própria gordura de pato,  com a carne coberta na totalidade para manter humidade e sabor.

Para servir retira-se a carne da gordura e leva-se a pele a tostar na frigideira ou forno para a pele ficar estaladiça e crocante.

Acompanha bem com risottos, frutas, frutos secos, saladas, salteados de legumes, castanhas, purés, etc.

Comentários