CACHAÇO DE PORCO
É sem dúvida um dos pedaços da carne de porco dos mais apreciados, seja ele de que raça fôr, e tem uma razão de ser, a gordura inflitrada nesta região do corpo do aninal, confere-lhe sabor apurado e exuberante.
Antigamente, nas matanças do porco, por casa, nas aldeias era muito habitual haver uma pessoa para desmanchar o porco e fazia-se uma grelhada ao almoço. Quase sempre a carne era retirada do cachaço por ser um dos locais onde ela era a mais saborosa, o talhante sabia bem o que escolhia.
Nas várias espécies que tenho disponíveis na Gelcentro ( vulgar porco branco, duroc, preto, ibérico de bolota, bísaro) o cachaço é sempre um dos cortes muito apreciado e valorizado.
Fazer uns medalhões para grelhar na brasa, assar inteiro no forno, confitar, rechear...são algumas das formas de preparar que nunca compromete quem as vai degustar.
Acompanhar com arrozes diversos, incluir frutos secos, frutas frescas, legumes e até outras proteínas como mariscos são opções sempre muito acertadas.
Eu já utilizei cachaço de porco como iguaria numa noite de fim de ano e foi uma excelente opção, dessa vez cachaço de porco preto cortado em tiras e grelhado ao momento na pedra apenas com sal e acompanhando com frutas frescas laminadas.
O cachaço é mesmo um corte excepcional.
Comentários
Enviar um comentário