420. Polvo perfeito


 Polvo Perfeito.

Se há produto em que sou exigente a nível pessoal é no polvo.

Para mim um polvo perfeito tem de ser macio mas não se pode desfazer, tem de ter uma textura consistente, o aspeto tem de ser imaculado com ventosas e pele firme. 

No polvo, para os verdadeiros "mestres" até pelo cheiro se consegue perceber se é ou está perfeito.

Resido na zona centro /norte, na minha região e mais a norte os polvos de eleição são de tamanhos grandes, normalmente pelo menos 3/4kg ou daí para cima,(nunca menor).

A melhor origem do polvo é do algarve (sotavento) e também norte de Marrocos. Nestas regiões do mundo (as melhores) o polvo alimenta-se de pequenos mariscos e a temperatura da água é propícia a esse mariscar dos polvos, que depois lhe confere uma qualidade maravilhosa.

Se é muito imperativo o tamanho e qualidade do polvo, não é menos importante o processo de cozedura assim como do arrefecimento.

Cozer em água é um clássico, mergulhando e tirando para fora o polvo algumas vezes depois de descongelado, o que favorece a formeza das ventosas e da pele.

Um polvo perfeito tem uma cor clara/ para o cor de rosa; (polvo muito escuro é desolador no que toca ao aspecto).

Cozer a vapor quando possivel, é o processo de cozedura que melhor preserva as características de integridade do polvo, top, top, top.

Comentários