411. Rabos de bacalhau


 Rabos de bacalhau.

Na nossa história, (dos portugueses), sempre soubemos arranjar soluções com os produtos que são á partida menos valiosos e há mesmo muitos exemplos que poderia referenciar mas aqueles que seguem a história da gastronomia de perto sabem bem do que falo.

Esta semana visitei um restaurante na zona de Torres Vedras á hora de almoço que viu uma oportunidade nos rabos de bacalhau, fazendo deles um talismã do seu cardápio.

Os rabos de bacalhau são um corte económico e que desta forma se tornam um produto de extrema importância neste periodo da vida económica e que quando bem aproveitados podem ser um um produto de excelente visão no que toca á rentabilidade, tal como acontece com o restaurante que referi.

Estive a ver o custo dos restantes ingredientes (batata, grão, cebola, couve, cenoura, alho, azeite), e posso-vos garantir que cerca de 3,00€ chegam para construir este prato o que é mais que aceitável para uma diária dando uma margem satisfatória pelo valor que é vendido.

É muitas vezes nestes produtos que se consegue fazer  "magia" e se encontram soluções criativas.

Almocei um belo rabo de bacalhau e gostei tanto que irei lá voltar de certeza...

Há quem disfrute dum belo Mercedes cabriolet num belo dia de sol de cabelos ao vento, mas também há quem viva momentos de pura felicidade numa Citroen Dyane recolhendo a capota de lona deixando o sol e o vento circular...

...ai como me lembro do que já fui feliz numa Dyane sem capota...

Comentários