Arroz de Braga
Nem tudo o que parace o é, o prato chamado de arroz de Braga encaixa na plenitude nesta definição, pois parece pelo nome ser de Braga mas na verdade não o é, e se nos dirigirmos a esta região e procurarmos pelo prato a maioria não saberá de que receita se trata.
Esta receita de arroz tem num entanto uma ligação forte á cidade de Braga, afinal o nome foi uma homenagem dum português á sua querida cidade e ao seu país.
Um Sr. Português que emigrou para o Brasil, mais propriamente para a região de Santos, S. Paulo, levou consigo uma ideia dum arroz de pato que passou a servir no seu restaurante, no entanto por aquelas bandas era mais dificil arranjar pato e alterou um pouco os ingredientes da receita onde passou a incluir galinha e linguiça ou salsicha calabresa, a receita tornou-se um sucesso e foi batizada pelo português de Arroz de Braga, algo que nos anos seguintes proliferou pelos restaurantes da região e ainda hoje é muito conhecida por aquelas bandas brasileiras.
Receita de Arroz de Braga
Ingredientes
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
1/2 kg de coxa e sobrecoxa de galinha em pedaços
2 linguiças ou calabresas
4 tomates picados
3 chávenas arroz lavado e escorrido
1/2 chavena de cheiro-verde** picado
2 colheres (chá) de sal
1 pimenta vermelha picadas
6 chavenas de água
10 folhas de couve rasgadas
Azeite extravirgem para regar
Modo de preparo
Numa panela, em fogo médio, doure a cebola e a galinha no óleo. Adicione o presunto a linguiça e refogue até dourar. Acrescente o tomate, o arroz, o cheiro-verde, o sal, a pimenta e frite.
Adicione o água aos poucos (as 6 chávenas) e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo, com a panela semi tampada. Coloque a couve e cozinhe por mais 15 minutos ou até o arroz ficar macio e a água secar. Sirva regado com azeite.
**Cheiro-verde é cebolinho + salsa + coentros misturados e picados.
Quando por cá aparece nalgum restaurante a receita do arroz de Braga, imediatamente aparecem uns brasileiros paulistas que identificam a mesma; às vezes há alguns que procuram a receita em visitas turística a Braga mas geralmente sem sucesso porque poucos a conhecem.
Comentários
Enviar um comentário