Redes digitais VS restauração
O mundo digital já não é apenas uma ideia, uma vontade de fazer ou não parte, de se gostar ou não de redes sociais, de querer ou não interagir, o mundo digital é uma realidade, e quem teimar em estar fora vai estar a excluir-se do mundo, vai perder oportunidades, vai sobretudo parar no tempo e depois não vale a pena queixar-se de falta de sorte ou oportunidades, falta de clientes ou de vendas, quem se exclui do mundo digital, exclui-se de quase tudo o que nos rodeia.
Na restauração já não chega ter um restaurante XPTO, bem localizado, boa comida, bons profissionais, preços acessíveis, bom serviço, diferenciado dos demais restaurantes, boa e diversificada oferta de soluções gastronómicas, bons vinhos, bom ambiente, bem frequentado, etc...tudo o que referenciei é seguramente importante mas as variáveis mudam muito rapidamente e ter um bom marketing digital, rápido, eficiente, focado no maior número de plataformas possíveis para chegar a um maior número de potenciais clientes, fazer publicações atrativas em quantidade suficiente para ser notado, que é como quem diz (muitas, o maior número possivel nunca será demais, todos sabemos o que é coca-cola e eles não desistem de fazer cada vez mais publicidade e em mais plataformas, estarão errados?...eu acho que não).
Todo o tipo de conteúdos são viáveis, videos, fotos, textos, histórias, testemunhos, mostras, provas, actividades que envolvam interação, concursos, participações em outras actividades, associações culturais e desportivas, lembrar grupos crianças e idosos, pensar em minorias, vegetarianos e veganos, alimentação sem glúten, dietas, fumadores, etc...tem de existir lembranças dirigidas a todos no mundo digital, pois quer se goste ou não todos estão em alguma ou várias plataformas e é a forma de se chegar a um número elevado de possiveis clientes... e nunca está o trabalho terminado, é sempre preciso mais e mais, pois parar a actividade é matar a comunicação e notariedade.
Eu testemunho todos os dias quem faz melhor, quem tem a melhor notariedade, quem tem a casa cheia, quem pode praticar melhores margens, quem consegue lançar mais novidades, quem consegue mostrar melhor que faz diferente, quem está na ribalta, quem dá mais nas vistas, quem é mais falado, etc...fez ou faz realmente melhor que os outros? Não necessariamente, mas divulga ou divulgou melhor...as plataformas digitais tiveram influência? Sim, na esmagadora maioria dos casos têm sido importantíssimas.
Então como será o futuro? O futuro será ainda mais importante porque já não é possível viver sem comunicação eficiente e é preciso estar cada vez mais presente em maior número e em mais locais...
Pôr o negócio no mapa digital é absolutamente imperativo pela sobrevivência do próprio negócio.
Se precisar de ajuda ou alguns tópicos não deixe de falar comigo, tentarei ajudar.
Comentários
Enviar um comentário