Há alguma confusão ou falta de conhecimento com o nome correto dos referidos pratos e receitas, mas vou tentar ajudar.
CHANFANA. Carne de cabra (em geral velha) assada em forno a lenha com vinho tinto (quanto mais carrascão melhor), alho, banha, louro, pimenta, piri-pirir, sal. A carne de cabra é mais magra, a chanfana ganha caracteristicas se for servida apenas a partir do dia seguinte á confeção pois fica mais apurada. Eu pessoalmente gosto da chanfana em barro preto como fazem em Vila Nova de poiares, mas admito que possa ser uma mania minha e que seja muito igual num outro barro qualquer. Há disputa entre várias regiões aqui á volta de Coimbra sobre a primeira origem da Chanfana, eu como não sei respeito todas as teorias. A Chanfana está registada e apenas pode ser confecionada com carne de cabra.Poiares e Miranda do Corvo reclamam para si a origem da Chanfana.
LAMPANTANA. A lampantana é algo muito semelhante mas com carne de borrego, utilizando-se sensivelmente os mesmos ingredientes, apenas se acrescenta por vezes colorau e azeite. Em algumas regiões até dizem que gostam mais de lampantana que de chanfana pelo facto da carne ser mais gorda, eu pessoalmente prefiro a chanfana á lampantana, mas como sou bom garfo como qualquer uma e respeito quem tem opinião contrária, só fico incomodado quando peço chanfana e me servem lampantana...devem chamar-se as coisas pelos respectivos nomes. Mortágua é onde o nome é mais popular, mas é um pouco confecionada pelas beiras onde há muitas ovelhas.
CATREPE. Catrepe é igualmente preparada com carne de borrego, mas pode ser de cabra, com toucinho e chouriço á mistura e com a particularidade de ser cozinhado com vinho branco e bastante hortelã. Enquanto que a Chanfana e a Lampantana são quase sempre em forno a lenha, o catrepe pode ser cozinhado num tacho ou panela ou num forno convector. Freixianda dis ser a capital do catrepe e já tem um festival.
Não sei se ainda existirão por aí mais nomes ou formas de cozinhar semelhantes, mas estas são as que conheço e de todas a que prefiro é a chanfana de Poiares, nunca vivi em Poiares nem tenho nenhum tipo de interesse pessoal nesta região mas é mesmo a que mais gosto, no entanto fico sempre satisfeito com qualquer uma das outras.
Comentários
Enviar um comentário