91. Ossobuco


 Ossobuco.


O ossobuco é um corte de carne de bovina retirado da perna traseira do animal que geralmente é jovem (bezerro), é um pedaço cortado na transversal do músculo e que apanha no seu interior o osso e o tutano que transmite á carne um sabor especial, na alta cozinha os chefs já popularizaram o tutano, utilizando-o especialmente para intensificar sabor de receitas da carne de novilho.
O ossobuco é originário de Itália da região da lombardia, também chamado de chambaril porque afinal se trata dum corte do Chambão, o nome ossobuco provem de (osso com buraco), pois após a confecção o tutano derrete ficando o osso que está no meio da carne com um buraco no meio.
No original da confecção este prato começa por ser frito e só depois cozinhado por mais tempo para que a carne amacie e intensifique todo o seu sabor.
Utilizam-se na preparação do ossobuco tradicional ingredientes como cebola, azeite, farinha, vinho branco, sal, pimenta, cravinho, cenoura, alho francês, aipo, raspa de limão, sálvia, tomilho, caldo de carne, alecrim e concentrado de tomate.
Na minha opinião o melhor acompanhamento deste prato é puré de batata ou polenta que ganharão uma explosão de aromas transferidos pelo delicioso molho da preparação do ossobuco.
Este prato para além de delicioso fica apelativo ao olhar quando bem apresentado e "os olhos são os que primeiro comem"...

E que tal experimentar quanto antes este delicioso prato?

Comentários