Arroz doce
Culturalmente falando, o arroz doce está presente em todo o mundo e em todos os continentes, só que os ingredientes presentes variam de região para região, dando-lhe particularidades diferentes.
Por Portugal, também não é igual em todo o lado, e pode ser um motivo de referência do restaurante, embora possa parecer á partida um simples arroz doce; lembro desde já o daqui de casa, muito líquido, é assim que gostamos e é muito diferente da maior parte dos que nós conhecemos. Lembro um que essa pessoa fazia com vagem de baunilha; penso num delicioso que mistura leite creme no arroz doce fazendo uma maravilhosa combinação; e depois há adições especiais que lhe dão pormenores originais fantásticos, falo de adicionar vinho do porto enquanto cose, ou leite de coco, ou leite condensado, ou polpa de maracujá, ou chocolate derretido, ou calda de frutos silvestres, ou pedaços de ananás, etc... há imensas coisas que se podem adicionar num tradicional arroz doce e que fazem com que deixe de o ser.
Há outros pormenores, simples mas criativos, um dos arroz doces que melhor me soube até hoje, era um simples e normal arroz doce, bem cremoso, mas com a particularidade de ser servido morno e mexido com a canela envolvida...nesse fantástico restaurante eles confeccionam arroz doce em quantidades controladas em todas as refeições, mantendo-o em banho Maria até ser servido aos clientes, uma ideia genial, pois embora tenha de ser vendido por um valor superior face ao também desperdício que causa com perdas em muitas das refeições, a verdade é que quando o comemos, saboreamos algo mágico e diferente, apesar de continuar a ser um simples arroz doce.
Para além das adições durante a preparação do arroz doce podem ainda posteriormente e depois de feito, adicionar-se-lhe ingredientes dentro dos mesmos que já referenciei, ou outros que duma forma criativa acrescentem algo original á tradicional receita de arroz doce; uma receita que não esqueço é colocar por cima dum arroz doce mais consistente e depois de feito e frio, leite creme, o recipiente era um prato de sopa, e imediatamente antes se ser servido levava açúcar que era queimado com maçarico próprio para o efeito; comia-se os dois em simultâneo... maravilhoso.
Acha que consegue criar uma ideia interessante para o seu arroz doce?...hum, eu quero provar...
Comentários
Enviar um comentário