Barriga de leitão.
Se há um produto de que goste mesmo e se bem preparado e confecionado, é a barriga ou também chamada entremeada de leitão.
Uma das maneiras de preparar que prefiro é fazer uma pasta com banha de porco, dentes de alho esmagados, sal, alecrim e pimenta branca. Marcar uns cortes na pele com uma faca e barrar a barriga de leitão. Aquecer o forno a 220° colocar lá a barriga de leitão numa grelha e colocar por baixo um tabuleiro com batatas descascadas e cortadas em gomes previamente; não necessita de colocar qualquer tempero nas batatas, o molho que cairá da barriga de leitão será suficiente para as deixar temperadas e saborosas; no fim acompanhe com salada Juliana de alface e cebola, umas rodelas de laranja também combinam bem.
Outra forma de cozinhar é assada na brasa, mas aqui requer alguns cuidados específicos; se grelhar inteira tem de a ter a alguma distância das brasas e tem de grelhar lentamente pois caso contrario ficará queimada por fora e crua por dentro. Mesmo inteira eu aconselho a dar-lhe uns cortes mais profundos no lado da pele para o calor chegar melhor internamente. Outra possibilidade é cortar em tiras ainda em crua e grelhar assim; temperar apenas com sal para grelhar, e para pincelar aqueça num tacho, vinho branco, banha, alho, pimenta, sal, louro, umas gotas de sumo de laranja. Para acompanhar umas batatas fritas, salada e rodelas de laranja.
Existirão imensas possibilidades de preparar, a criatividade está sempre á prova, mas este será sempre uma opção de prato que é atrativo, que faz imenso sucesso em qualquer cardápio, muito usado também em churrasqueiras que em algumas regiões lhe chamam manta de leitão, e já é em diversos locais o prato principal, estando como opção todos os dias na ementa.
É um produto excelente para take-away, pode grelhar-se previamente e conservar, pois até se corta e manuseia melhor se não estiver tão quente, tal como acontece com o leitão á bairrada.
Se não conhece dê o benefício da duvida e experimente, vai ver que adorará este produto.
Comentários
Enviar um comentário