16. Olá, achas que os olhos comem?


 Os olhos comem.


Sim, os olhos comem, são eles que observam, avaliam e compram. O que vos quero transmitir com esta frase é que é fundamental a imagem, apresentação, aspecto e neste caso como este é um blogue de gastronomia/ hotelaria falo especialmente de mise em place  e empratamento. Já não chega o que cada um de nós pensa, até porque quem tem uma porta aberta não trabalha para si próprio, mas para um público que tem ideias, vontades próprias, vícios e manias, que segue tendências, avalia e decide e o que cada um de nós quer é que decida em nosso favor... então o que penso? Há que alargar horizontes, pensar com o pensamento alargado do nosso avatar (cliente), fazer o esforço máximo por perceber quais as tendências em cada momento tal como acontece na moda e ter efetivamente o foco no empratamento pois ter qualidade e quantidade no prato não chega. 

Sim, o cliente está cada vez mais exigente, chato, nunca está satisfeito, quer mais por menos...ás vezes impossível ou até insuportável, mas deixe-me contar-lhe um segredo...o cliente sou eu, você, todos nós, cada um a seguir o que gosta com as suas manias, com os olhos postos no que querem "comer" ou não.

Nunca olhou para o que lhe servem e pensou...boa comida, muita comida mas... Eu penso imensas vezes, não faço observações porque muitas vezes as pessoas vêem a critica como algo negativo e não quero ferir susceptibilidades mas sei que têm se quiserem capacidade enorme de fazer melhor.

Achava que era fácil? Não, não era não é e vai piorar, em cada dia que passa as exigências aumentam, na concorrência há quem não páre de pensar e procure todos os dias ideias novas para conquistar novos avatares...vai fazer o mesmo ou desistir? Vai pensar noutra área de actividade? Pensar em emigrar? Acha sinceramente que é diferente? Eu com toda a certeza digo que não, o sucesso está no foco, acreditar, resiliência...fazer pensando...

Construa nas mais pequeninas coisas uma coisa enorme, e pense sempre...os olhos comem...

Comentários