Vamos lá falar de entrecôte.
Ele fica localizado no lombo do novilho, na parte superior frontal. É a parte da ponta da vazia (ou seja, o entrecôte é um corte da vazia). Uma região que não faz esforço e, por isso, resulta numa carne macia. Além disso acumula uma boa quantidade de gordura que, preferencialmente, deve ser branca e desejavelmente entremeada nas fibras da carne. É o que se chama de marmoreio.Um entrecôte nunca pode ser magro. A gordura que lhe acompanha é que vai conferir sabor e maciez ao seu bife.
COMO PREPARAR
Pode-se preparar entrecôte na brasa, na chapa e até no forno. Cada bife deve ter pelo menos a espessura de uns três centímetros. Bifes finos vão comprometer o sabor e a textura. O que importa é que ele não deve passar do ponto, que é com o meio rosado. Nós, particularmente, preferimos um ponto antes, quase malpassado. Se for bem passado o sabor vai perder-se e o bife vai virar um emaranhado de fibras duras e sem gosto. Se você não admite carne que não seja bem passada, prefira outro corte.
Grelhar
Quando for grelhar mantenha as brasa vivas e fortes, na grelha coloque o seu bife que deve ter recebido uma crosta de sal grosso. Coloque a carne e deixe no máximo quatro ou cinco minutos de cada lado (depende do calor da churrasqueira), não virar mais que uma vez. Antes de servir bater a carne para soltar o excesso de sal. Deixar a carne descansar por uns três minutos... esbalde-se...perdidamente...
Bom apetite.
Comentários
Enviar um comentário